Um problema de 41 anos.

BR-383 é uma rodovia Federal diagonal brasileira com 767 km de extensão dos quais apenas 30 km não são pavimentados, ou 0.03911% de sua extensão total.
Liga as cidades de Conselheiro Lafaiete em Minas Gerais, até a cidade de Ubatuba em São Paulo, cortando municípios  como Campos do JordãoSão João del Rei e Itajubá.
O trecho da BR 383 não pavimentada liga o Município de Piranguçú-MG ao Município de São Bento do Sapucaí-SP, passando pela Represa de São Bernardo inaugurada em 1.948, para aproveitar o potencial hidrelétrico  existente entre as bacias hidrográficas da região.
Estre trecho é de uma beleza exuberante, pois a diferença de altitude é superior a 600 metros.
Este é um problema que existe há mais 41 anos e que passou pelas mãos de 11 Governadores de Minas Gerais a saber:

 

01 - Levindo Ozanam Coelho

02 - Francelino Pereira

03 - Tancredo Neves

04 - Helio Garcia

05 - Newton Cardoso

06 - Eduardo Azeredo

07 - Itamar Franco

08 - Aecio Neves

09 - Antonio Anastasia

10 - Alberto Pinto Coelho Jr

11 - Fernando Pimentel

 

Este trecho de terra da BR 383 afeta a vida de milhares de pessoas diariamente, travando o desenvolvimento da Região impedindo o seu crescimento econômico e Social e impedindo a criação de diversos projetos turísticos na região.

Empresas fornecedoras de bens materiais não fazem entregas na região em virtude da precariedade e perigo da estrada de terra, que na ocasião das chuvas fica literalmente intransitável pare determinados tipos de veículos.

O Turismo que existe só opera no inverno quando as chuvas diminuem, resultando em desperdício de um enorme potencial turístico.

Existem diversos projetos empresariais para o desenvolvimento agrícola e turístico da região, que não são implementados em virtude da precariedade da via de acesso.